domingo, 17 de outubro de 2010

Reflexões emprestadas de Elisa Lucinda e da Coragem de Ana Carolina



Quem dera todos os educadores utilizassem essas palavras e as transformassem em procedimentos educacionais... segue abaixo a minha contribuição para o mundo da educação, aquela que objetiva mudar o mundo...





Reflexões emprestadas de Elisa Lucinda e da Coragem de Ana Carolina


Meu coração está aos pulos


Quantas vezes minha esperança será posta a prova... quantas vezes terei que provar?


Por que em minha escola tinha que fazer tantas provas, porque sempre queria me classificar?


Por que devo provar o que sei, que saberes são estes, quem decidiu o que eu devo saber?


Alguém se importa com aquilo que quero saber? Quais são minhas dúvidas? Meus sonhos, mais angustias e meus caminhos de esperança?


Por que minha escola está ruim?


Porque meus professores não são educadores?


Por que eles continuam somente a professar? Qual a verdade que eles querem nos ensinar?


Por que minha escola pública esta sucateada se vivo na 5ª potencia do mundo?


Por que meus professores recebem menos que os políticos, que os médicos, que os juízes... se eles são as pessoas que formam todos os outros profissionais?


Por que a cidadania não se materializa em todas as escolas... e as escolas que fazem um bom trabalho são vistas como exceções...por que essa não é a regra?


Como querem que eu questione os corruptos se eu não tenho o direito de questionar as coisas do meu dia-a-dia...


Meu diretor, meu professor, meus amigos, meus pais... questionar não é duvidar, é apenas exercitar a fala e a escuta...


É possibilitar uma relação dialógica onde eu posso ter minhas perguntas respondidas...


Meu coração está no escuro...


E sei que a luz pode ser acessa na escola...


Todos os conselhos devem ser ouvidas, eles devem também ser colocados em prática, para ganhar forma e ser avaliado...


Ouvir, falar, observar, comparar, relacionar, colocar em prática, avaliar e criar...


Quero experimentar na escola os caminhos da honestidade e da transparência...


Reuniões abertas, assembléias para decidir caminhos, projetos para mudar o mundo...


Muitos dizem que sou um sonhador


Prefiro continuar sonhando... quero a esperança do esperançar e não do esperar...


Sempre vou fazer outra vez, sempre estarei disposto...


Sempre estarei bem e feliz...


Pois aqueles que me esperam, me esperam com a possibilidade de pensar em possibilidades


Minha esperança é útil, minha honestidade é justa... meu envolvimento com a criança e com o jovem alimenta a minha vida


Alimenta de esperança a minha cidade, o meu estado, o meus país o meu mundo...


Quero coisas imortais... assim como sonhos de Gandhi, as como as idéias de Einstein, assim como as obras de Portinari e os caminhos de Paulo Freire


Quero um sonho imortal que muitos também já sonharam, de ver um mundo repleto de felicidade...


Sem reclamar do começo errado, pois esse começo já passou...


Pois se a gente quiser podemos mudar o que temos e construir um novo final


Valther Maestro

2 comentários:

  1. Grande mestre és você Valther.
    Parabéns, tomara que muitos educadores também possam construir uma mente como a sua.

    VOCÊ FAZ A DIFERENÇA!!!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia. Estou tentando seu contato para uma palestra. Poderia me passar um email pra isso? Meu contato é taibrittes@gmail.com
    Obrigada!

    ResponderExcluir