Projetos

Projeto Natureza Beto Carrero



O Projeto natureza é uma iniciativa do Paque Beto Carrrero em parceria com a Caminhos&Paisagens, com o Objetivo de proporcionar educação ambiental na prática, de modo divertido e aproximando os estudantes dos animais que estão presentes no Zoológico do Parque Beto Carrero.

Acompanhado por monitores especializados, os estudantes passam um parte do dia no parque construindo o conhecimento de forma significativa, observado as diferentes espécies existentes na fauna braileira e aprendendo sobre a i mportância da vida e do meio ambiente.

Os temas são abordados de acordo com a faixa etária e nível de escolaridade do participante. Será dado um enfoque especial a fauna brasileira, principalmente as espécies ameaçadas de extinção


Para melhor aproveitamento do programa, os educadores têm a disposição na Internet , o Guia de Campo (material de apoio com textos, informações, exercícios e orientações para a ação antes, durante e posteriormente à visita. Ao fim das atividades no parque, os estudantes ganham um certificado de participação e podem aproveitar o restante do dia no Parque.


As etapas do programa de visitação orientada

1. Sala de Educação Ambiental

O programa tem início na sala de educação ambiental onde haverá troca de informações sobre a linha do tempo, ancestralidade e também orientação sobre os problemas ambientais, tráfico de animias, devastação do meio ambiente e importância do zoológico na preservação de espécies ameaçadas de extinção




2. Comparando Animais

diferenças entre animais domésticos e silvestres, legislação da fauna e identificação dos animias permitidos para companhia, são abordagens desta etapa. Aproveitando a criação de cavalos do parque, os estudantes aprenderão sobre a introdução de raças e o papel dos cavalos no continente americano.


3. Serpentário

Neste espaço, os estudantes recebem nocções básicas sobre a anatomia e fisiologia dos répteis e podem manusear representantes desses animais. Aqui os educandos também aprenderão sobre os principais representantes da fauna do Estado de Santa Catarina, bem como a importância desse grupo de animias, desmistificando algumas ideias do senso comum.


4. Quiosque de Manejo dos Animais

Contanto com vários equipamentos de contenção, utilizados para o manjeo dos animais cativos, tais como caixa de transporte e suas especificações para as diferentes espécies, puças, luvas raspa de couro, gancho de captura de serpentes, dentre outros equipamentos.


5. Visita Monitorada ao Zoológico

A parte final do Estudo do Meio é a visita monitorada ao zoológico, onde os principais aspectos da biologia e comportamento dos animias serão abordados.


O Parque do Beto Carrero World possui um dos maiores zoológicos da América Latina. Os ilustres moradores são animias originários de diversos continentes. Exóticos, doméstios, nativos ou ameaçados de extinção, somam quase 500 espécies. Entre eles: onça pintada, çeão, macaco aranha, girafa, cisne do pescoço preto, tigre branco, orangotango, tamanduá-bandeira e muito outros.





 
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Projeto Conexões
 

Objetivo: Ambientalizar as salas de aula do Colégio Dominus Vivendi, buscando novos procedimentos para a construção do conhecimento de forma significativa, trabalhando as habilidades e competências exigidas no ENEM.

Procedimentos:

1. Análise das Habilidades e Competências do ENEM

2. Preparação das salas de aula

3. Escolha das imagens que serão colocadas em sala de aula

4. Formação dos Professores

5. Trabalho com os Estudantes

Frente a essa necessidade, elaboramos o Projeto Conexões que consiste na reestruturação e ambientalização dos espaços de aprendizagem - salas de aula, laboratórios, pátios, corredores, escadarias, biblioteca, quadras de esportes, enfim todos os ambientes da escola. Pensamos, então, em materializar uma série de possibilidades para os educadores e para os educandos em que o desenvolvimento dos diferentes temas se inter-relacionem e se conectem aos diversos espaços de aprendizagem, de forma a não fragmentar as áreas do conhecimento, os conteúdos e os temas abordados, buscando oferecer a todos os envolvidos na ação educativa uma série de caminhos para procedimentos nos quais a criatividade, o diálogo e o desenvolvimento de habilidades e competências torne-se possível.