segunda-feira, 24 de maio de 2010

Brasil passa EUA na produção de carros

13/05/2010


OICA coloca o Brasil na quinta posição no ranking do segmento. EUA é o sexto!


O Brasil passou os Estados Unidos na produção de carros de passeio, tornando-se o quinto maior fabricante do mundo, conforme anunciado pela OICA - Organisation Internationale des Constructeurs d'Automobiles. Os Estados Unidos caíram para a sexta posição.




Líder do ranking em 2009, a China fabricou 10,3 milhões de unidades, seguida pelo Japão, com 6,8 mi, a Alemanha (4,9 milhões) e a Coreia (3,1 milhões). O Brasil produziu 2.576.628 carros de passeio no ano passado, enquanto os estadunidenses fabricaram apenas 2.249.061.




Na produção total, incluindo comerciais leves, os Estados Unidos estão na terceira posição, na frente da Alemanha, Coreia e Brasil. O mercado estadunidense consome mais utilitários do que carros de passeio. No ano passado o país produziu 3.463 milhões de comerciais leves, sendo o líder mundial no segmento. O veículo mais vendido nos Estados Unidos é uma picape, a Série F da Ford. E mais três utilitários estão entre os dez primeiros: a Chevrolet Silverado é a terceira colocada, o utilitário esportivo Honda CRV é o oitavo e a picape Dodge Ram a décima.




Trata-se de uma característica típica estadunidense. Todos os outros países produzem – e consomem – mais carros de passeio do que comerciais.


O Brasil produziu apenas 606 mil utilitários no ano passado e tem apenas uma picape na lista dos dez mais vendidos, mesmo assim, trata-se de uma picape – a Strada – derivada de carro de passeio. Se considerarmos o Ecosport como utilitário esportivo, ele é o primeiro da lista deste segmento e fica em 18º lugar no geral. Em 20º está o Tucson.


Clique aqui e veja o ranking de produção






Por Joel Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário