domingo, 12 de dezembro de 2010

Tsuru


Vídeo produzido pela equipe da Caminhos&Paisagens com o objetivo de mostrar o passo a passo da construção do Tsuru.



Simbologia do tsuru em origami é uma das mais populares. A sua forma básica serve de base para outras figuras de papel, desde animais até plantas. Nas festas de Ano Novo, casamento, nascimento e em comemorações festivas em geral, a figura do grou esta presente nos enfeites ou nas embalagens dos presentes, simbolizando saúde e fortuna. Costuma-se dizer, que esta ave, assim como a tartaruga, é símbolo de longevidade. Quando uma pessoa se encontra hospitalizada, oferece-se mil origamis de grou para que ela se restabeleça o quanto antes.

"...por mais de mil anos, os japoneses escreveram poemas, histórias populares e mitos..., pintando-o, esculpindo-o e venerando-o como símbolo de longevidade, felicidade, fidelidade e boa sorte. Os hábitos de vida do animal inspiraram frases e metáforas que descrevem o comportamento nipônico. Os japoneses imitaram-no e tentaram dançar com ele. Caçaram-no, mataram-no e comeram-no quase até à extinção. Deram o seu nome a cidades e a ruas. Fabricaram pequenos pássaros de papel dobrado e penduraram-nos cuidadosamente em grinaldas coloridas de templos e santuários..."

Ao dobrar cada figura, a pessoa deposita nela toda a fé e esperança na recuperação do doente.

Nos monumentos à Paz em Hiroshima, onde caiu a bomba atômica, há vários conjuntos de mil grous vindos de todas as partes do Japão. São feitos por alunos de escolas, associações, enfim por um grupo de pessoas que se uniram para pedir uma única coisa: Paz.

Para confecção destas mil aves é preciso união, esforço e fé de muitas pessoas, formando-se assim uma corrente de pensamento positivo.

Origami nas escolas

A dobradura estimula a criatividade e permite ao professor desenvolver trabalhos com a imaginação da criança, englobando aspectos do campo cognitivo (esquema corporal, orientação espacial e temporal, coordenação motora viso manual, lateralidade) e do campo sociocultural (através de uma abordagem do sentido das figuras representadas).

Uma dobradura pode servir de ponto de partida para o desenvolvimento do infinito número de conceitos.

A principio as crianças deverão trabalhar no plano bidimensional. No decorrer do processo o professor vai ensinando a fazer figuras em três dimensões. A conclusão do trabalho ficará sempre por conta do espirito criador da criança. Ao professor caberá somente o ensino da técnica: como ir dobrando o papel para se chegar a isto ou aquilo.

A criança deverá ser estimulada a improvisar a partir das técnicas que vai assimilando, para recriar a situação aprendida.

O professor deverá dar especial atenção às crianças que tiverem mais dificuldades, criando tipos de dobraduras adequados para elas. Deverá também chamar a atenção das crianças para figuras geométricas básicas, usadas no trabalho da dobradura: quadrado, triângulo, retângulo e círculo.

É importante que a criança compreenda perfeitamente os procedimentos e etapas que devem seguir e tenham a satisfação de trabalhar as dobraduras como uma criação sua.

Objetivos gerais

• Desenvolver a atenção;
• Desenvolver a auto disciplina;
• Desenvolver a socialização;
• Desenvolver a coordenação motora-fina.

Objetivos específicos

• Explorar as possibilidades do papel quanto à textura, forma, tamanho, cores e ruídos;
• Explorar as possibilidades do papel amassado e desamassado, embrulhado e desembrulhado, torcendo e destorcendo, enrolando e desenrolando, dobrando e desdobrando, rasgando;
• Desenvolver a audição quanto a acuidade, decodificação, memória;
• Desenvolver a visão quanto à acuidade, discriminação e memória;
• Integração sensório-motora: equilíbrio, ritmo, lateralidade e o conceito lógico matemático;
• Conhecer e dominar as formas básicas;
• Fazer dobraduras a partir de formas básicas e suas variações, utilizando sua criatividade na: montagem de histórias, cenários, dramatização, canções, brincadeiras e jogos.
• Estimular a produção do texto.

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