domingo, 12 de dezembro de 2010

Texto de uma futura professora...

Mobilização pela educação em geral, e não apenas em um fim de semana pelo erro de um exame!!!
Clarissa Fernandes Peralvo Vergara

Sempre que houver injustiças em realização de exame, será anulado?


1°: Ao realizar a prova, me deparei com questões muito bem elaboradas, preparadas com cuidado para medir as competências e habilidades de um estudante. O mais impressionante é que nunca desta forma tive uma prova na escola.
2°: No término das duas provas, incomensurável era meu cansaço, " a prova é muito extensa, ou não somos preparados adequadamente para a realização dela?"
3° Não bastasse toda a minha angustia e aflição, ainda vem a notícia que pode ela ser anulada.

A noticia espalhou-se rapidamente, neste momento muitas famílias ficaram angustiadas em saber o destino das provas. A mobilização foi geral, percebemos que a OAB, a midia, estudantes e familiares se uniram exigindo seus direitos.

Precisamos com a mesma vontade, intensidade e revolta exigir desde cedo nossos direitos como estudantes, e o principal deles é a educação de qualidade. Não espero uma mudança na prova do Enem(que julgo bem estruturada), pois a prova exige interdisciplinaridade e contextualização com a vida real, um dos objetivos da educação que é preparar o estudante para aplicar em seu cotidiano conhecimentos científicos sistematizados na escola objetivando uma melhoria de vida. Acredito que possamos com essa mesma força lutar pela educação digna que nos prepare não somente para um exame ( Enem, concursos e vestibulares) mas também para lidar com os obstáculos da vida.

Já pararam para pensar na injustiça?

Alguns estudantes se sentem prejudicados por erros gráficos, pela prova ser extensa e por não ter adquirido os conhecimentos necessários durante os anos letivos na escola, outros pelo fato de não poderem realizar a leitura da prova, não podendo interpretar gráficos, analisar tabelas, pois estes necessitam de um ledor ( deficientes visuais).

A mobilização de um final de semana, é o que devemos ter durante toda nossa formação.

É direito dos alunos exigirem dos educadores uma formação de qualidade, assim como é direito dos educadores exigirem do governo a estrutura necessária para exercer sua profissão, assim sendo direito do governo exigir resultados.

E cabe a todos cumprirem seus deveres.


Clarissa Fernandes Peralvo Vergara
Estudante do Ensino Médio do Colégio Estadual Antonio Gomes Correa







2 comentários:

  1. Valther, muito obrigado por todo apoio. Com certeza serei uma professora com pensamentos diferentes, e muitos desses eu agradeço a ti. Que abriu minha mente para novas opniões....

    ResponderExcluir
  2. Olá, sou professora e estive na I Jornada Gaúcha de Educação, e adorei sua palestra, gostaria de saber seu e-mail ou uma maneira que eu possa falar contigo. É importante.
    Agradeço.

    ResponderExcluir