Valther Maestro
Douglas Dantas
Principais Problemas
-----Não esta diretamente ligada a Objetivos (habilidades e competências)
-----Mostra uma seqüência equivalente ao “ponto”
-----Prioriza os conteúdos factuais
-----Está concentrada em:
---------Localizar informações no texto
---------Reproduzir “coisas” prontas
---------Ação mecânica
-----Pouca oportunidade de reflexão e aplicação dos conhecimentos
-----Poucas questões abertas
-----Poucas situações dissertativas
-----Sem relação com a realidade/atualidade
-----Devolutiva – muito tempo depois e somente para a verificação da nota final
Principais Desafios
-----Atender a diversidade
-----Ser realizada em diferentes momentos
-----Considerar avanços individuais (de onde partiu e onde chegou)
-----Valorizar diferentes linguagens
-----Ser pensada junto com o planejamento
-----Ter objetivos claros
-----Ser uma ação reflexiva de ambas as partes
-----Ser uma ação de monitoramento de aprendizagem
-----Possuir consignas relevantes e provocadoras
-----Sempre ser realizada com autonomia
-----Sempre ser corrigida e compartilhada com os estudantes
-----Ser vista como um instrumento que possibilita rever os conceitos não compreendidos pelos estudantes
-----Ser sempre uma oportunidade de criar uma nova avaliação
-----A passagem de uma avaliação normativa para a formativa, implica necessariamente uma modificação das práticas do professor em compreender que o aluno é, não só o ponto de partida, mas também o de chegada. Seu progresso só pode ser percebido quando comparado com ele mesmo: Como estava? Como está? As ações desenvolvidas entre as duas questões compõem a avaliação formativa. Hadji (2001).
Caminhos para uma boa avaliação
Precisamos ter instrumentos que demonstrem o percurso de aprendizagem do educando
Precisamos ter mais de um instrumento para checar a aprendizagem de um mesmo conceito
Todo instrumento deve ser revisto pelo educando com a orientação do professor
O estudante faz apontamentos sobre suas dificuldades
O estudante deve realizar sempre auto-avaliação
O professor reorganiza o planejamento para contemplar as dificuldades apontadas
O professor elabora novo instrumento considerando os objetivos não atingidos
O valor da avaliação encontra-se no fato do aluno poder tomar conhecimento de seus avanços e dificuldades. Cabe ao professor desafiá-lo a superar as dificuldades e continuar progredindo na construção dos conhecimentos... para não ser autoritária e conservadora, a avaliação tem a tarefa de ser diagnóstica, ou seja, deverá ser o instrumento dialético do avanço, terá de ser o instrumento da identificação de novos rumos (Luckesi, 1999)
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