O conhecimento do meio se constrói a partir do desenvolvimento de projetos ligados à realização de atividades investigativas. Esses projetos proporcionam a vivência pelos alunos de experiências de aprendizagem que envolve a resolução de problemas, algo positivo para a vida de cada um dentro e fora da escola.
Atividades nesse sentido potencializam aquisição de conhecimentos, de métodos de estudo, de estratégias cognitivas, além de desenvolver o trabalho cooperativo, atitudes e hábitos.
Tudo isto resultará competências de saber, saber-fazer, saber-ser. A proposta é integrar ao currículo escolar uma ação fora dos muros da escola, reforçando conteúdos vistos em classe. Exige planejamento, organização, método e prolongamento, para que não percamos o rumo pedagógico.
Com um bom planejamento, é possível extrair do estudo do meio o que ele oferece de melhor: a percepção de que a escola não tem fronteira.
Os alunos podem entender essa mensagem numa ação simples, como uma volta pela redondeza, ou em vôos mais ousados, como uma viagem à outra cidade.
Dois eixos principais de uma atividade que foca estudo de meio devem ser considerados: a necessidade de os professores trabalharem em equipe e possibilidade de mostrar aos alunos a complexidade do mundo em que vivemos.
Interdisciplinaridade – Uma das principais características do estudo de meio é o fato de envolver diversas disciplinas, o que proporciona um olhar completo sobre temas determinados. Daí ser fundamental envolver professores de todas as áreas e definir objetivos comuns. Os alunos precisam se dar conta da quantidade e da importância das relações que se estabelecem entre vários conteúdos. Quando a escola leva os alunos a explorar a realidade, é inevitável que isso envolva todas as disciplinas... Afinal há Geometria nas formas da natureza, há Arte nas construções, há História e Geografia em cada lugar por onde passamos... se relacionam com a realidade. Ninguém vai esquecer a experiência.
Fontes: - Educare - Competências Essenciais - Estudo do Meio, Nova Escola On-Line. - Revista Nova Escola, abril, 2003, São Paulo.
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