segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Casa de aluna que criou "Diário de Classe" é apedrejada em Florianópolis; avó é atingida



Casa de aluna que criou "Diário de Classe" é apedrejada em Florianópolis; avó é atingida


A casa da estudante Isadora Faber, 13, no bairro do Santinho, região norte de Florianópolis, foi apedrejada na noite dessa segunda-feira (5), segundo a própria relatou na comunidade "Diário de Classe", no Facebook. De acordo com a estudante, sua avó, de 65 anos, foi atingida pelas pedras.
"Ontem à noite, teve uma chuva de pedras em casa. Uma delas atingiu minha vó de 65 anos que sofre de uma doença degenerativa. Meus pais tomaram as providências e hoje levaram minha vó para fazer exames e para a polícia. Lá eles fizeram os exames de perícia, agora ela está em tratamento. Incrível como tem gente ignorante, gente que não tem mínimo de decência. Alguns coitados pensam que são donos de tudo e da verdade, pensam que podem nos intimidar, mas não vão conseguir", escreveu a adolescente.
Faber ficou conhecida por denunciar na comunidade do Facebook o sucateamento do colégio público em que estuda, a Escola Básica Municipal Maria Tomázia Coelho. Depois das denúncias, a garota contou que recebeu ameaças. Quanto ao ataque de ontem, Faber acredita ter sido motivada pelo fato de sua família ser do Rio Grande do Sul.
"Meus pais são gaúchos, mas moram aqui a (sic) 17 anos. Temos casa própria, e eu nasci aqui, sou mané da Carmela Dutra. Não iremos sair de nossa casa. Xenofobia é crime e já esta sendo investigado. Olhem como ficou o rosto da minha vó... a coitada nem sai de casa e foi a que sofreu as consequências dessa barbaridade, mas temos nossas desconfianças de quem é capaz dessa barbaridade", afirmou. A estudante registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil.


 Desde o processo de democratização desse país, as escolas escrevem em seus projetos políticos pedagógicos que um dos objetivos é a formação do estudante de maneia integral, gerando a possibilidade de formação de um cidadão crítico e atuante em nossa sociedade. O que podemos percebe no caso de Isadora Faber é uma total falta de entendimento do papel do estudante no século XXI. Não só do estudante, mas também da família e dos próprios educadores. 
Nosso país nos últimos anos tem apresentado mudanças significativas em sua estrutura econômica, mas infelizmente a sociedade de maneira geral não conseguiu evoluir no mesmo ritmo. Se observarmos os objetivos do ensino fundamental, presentes na LDB, perceberemos claramente o que a Isadora conseguiu obter em seu processo de formação e o que muitas pessoas da nossa sociedade ainda não nem entender qual é o papel da escola no mundo atual.
O objetivo do Ensino Fundamental Brasileiro é a formação básica do cidadão.
Segundo o Art. 32, é necessário:
I – o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
II – a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
III – o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
IV – o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.


Valther Maestro

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