sexta-feira, 25 de maio de 2012

Prof. Valther Maestro: “Não dá para ser educador sem sonhos”


Publicado em 25/04/2012
Dr. Valther Maestro: “Não dá para ser educador sem sonhos”
Cerca de 200 educadores participaram da formação
DURANTE FORMAÇÃO PARA 200 EDUCADORES, PÓS-DOUTORANDO VALTHER MAESTRO RESSALTA IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Aconteceu nesta terça-feira (24) a formação Instrumentos Avaliativos: Como Nortear os Processos de Ensino-Aprendizagem, conduzida pelo pós-doutorando Valther Maestro. Durante a formação para professores e pedagogos da educação infantil e do ensino fundamental da rede municipal, o autor de 18 livros ressaltou a importância da avaliação e da escola na vida dos estudantes. “Temos que preparar a escola para o Século XXI. Não dá para ser educador sem sonhos. Quem acredita em coisas diferentes, avalia diferente” – frisou. O encontro aconteceu na Univc durante todo o dia e reuniu cerca de 200 profissionais da educação. A qualificação foi resultado de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a FTD Editora.
Valther fez uma palestra bem interativa, com perguntas à plateia e deixou que os educadores manifestassem suas opiniões e compartilhassem experiências. Exibiu vídeos, relatou as dificuldades nos 26 anos dele como educador e citou a experiência da Escola da Ponte (em Portugal) como modelo de sucesso de avaliação diferenciada.
“A avaliação diagnóstica serve para replanejar as metas, ver o que é necessário enfatizar, o que deve ser intensificado. Assim, a possibilidade de dar errado é menor” – explicou. O palestrante abordou também o uso de novas tecnologias na sala de aula: “O problema é que a escola tem capataz, não forma para a nova lógica do mundo. Como não sabe ensinar o uso (de tecnologias), as proíbe. A nós não foi dada a chance nem de usar uma calculadora”.
Valther destacou também a importância do professor assumir o papel de intermediador do conhecimento. “O aluno não vai para a escola para aprender só o que está no livro ou nos nossos planos. O educador tem que assumir sua posição de adulto. Precisa entender por que a escola está do jeito que está. Como exigir que uma criança se dê bem com a outra se ela percebe a todo instante que os educadores não se dão bem entre si” – questionou.
O preletor enfatizou a participação da família: “Quem educa na primeira instância é a família, e não temos o direito de questionar a concepção de família. A escola é o único lugar que possibilita à criança reconstruir valores e conceitos. Quem edifica a personalidade de uma criança também somos nós. Não adianta ficar falando que a culpa é só da família. É óbvio que, se tenho a família ao meu lado, é mais fácil educar, mas vemos muitas escolas afastarem os pais”. Segundo ele, o trabalho em equipe é o melhor caminho para se atingirem as metas: “Não dá para fazer mudança sem equipe. Existe a possibilidade de fazer as coisas gradativamente, e assim o pai terá a sensação que o filho dele não está servindo de cobaia. A escola de vocês é palco de escolhas”.
O professor Valther Maestro é autor, palestrante, formado em Geografia, especialista em Questões Ambientais, mestre em Geografia Humana, doutor em Educação e pós-doutorando em Educação.

Fonte: http://www.educacaosaomateus.com.br/portal/?pg=noticia&id=211

2 comentários:

  1. Eii Valther, sou roberta do 8° ano do colegio linus pauling, amei sua palestra e vou começar a te acompanhar pelo seu blog e pelo canal no youtube ! bjs e obrigada por ter nos dado a oportunidade de assistir sua palestra !

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Sou profª Stelamares do Colégio Equipe e suas colocações são sempre muito pertinentes. "A escola é o palco" e o professor deveria assumir o papel de diretor (normalmente ele pouco aparece). As glórias do sucesso são dadas aos atores, que, nesse caso, deveriam ser os "alunos".

    ResponderExcluir