domingo, 31 de julho de 2011

Imaculada conceição

31/07/11

Hoje começa mais uma caminha para tornar a sala de aula em um ambiente mais receptivo à vida, ao cotidiano, dialogando com diferentes culturas.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Açorianos

28/07/2011


Ao infinito e além!

Prefeito acompanha abertura de ciclo de oficinas da educação

O prefeito Murilo Zauith acompanhou a abertura do I Ciclo de Oficinas Pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação. A solenidade aconteceu no anfiteatro da Unigran, seguida pela palestra do professor doutor Valther Maestro, da Editora FTD, que vai falou sobre “O papel do educador e os desafios para o século XXI”. A vice-prefeita Dinaci Ranzi também estava presente.

MEC divulga como usar Enem para ter certificado do ensino médio

De acordo com a portaria, a pessoa deve ter 18 anos completos até a data de realização da prova.
O Ministério da Educação (MEC) publicou portaria nesta quinta-feira com os critérios para quem quiser obter certificação no nível de conclusão do ensino médio ou declaração de proficiência com base no Enem.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Para almejar bolsa é necessário 600 como nota mínima no Enem

Dilma disse que terão prioridades jovens que buscam áreas de engenharia e de tecnologia da informação, além daqueles que têm bom desempenho em olimpíadas de exatas.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Especialista ensina a educar na prática

Educar no mundo atual não é tarefa fácil para famílias e escolas. A mudança constante de paradigmas e a evolução da tecnologia têm imposto percalços nesse caminho e, para ajudar professores e profissionais, a Escola Franciscana Imaculada Conceição firmou parceria com a editora FTD e trouxe, na noite dessa segunda-feira (25) o professor Valther Maestro, para a palestra: Na Prática Como Educar no Mundo Atual. Ele faz palestra para professores a rede municipal de ensino nesta terça-feira, mas reservou um momento especial de encontro com a equipe EIC na própria escola.

Crítica aos gráficos do Enem

Professor considera simplista a abordagem do tema mudanças climáticas.Edson Roberto de Souza, de 39 anos, procurou entre 630 questões do Enem as que, apoiadas em gráficos, falavam sobre aquecimento global e mudanças climáticas. Encontrou 4 e não gostou do que viu: descuido na citação das fontes das imagens, gráficos usados como enfeites das perguntas e o mais grave, para ele, a caracterização do homem como único culpado pelo aquecimento global.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Palestrante propõe reflexão humanista a educadores da Reme

Secretário de Educação, Valteir Betoni, com Valther Maestro

Começa nesta terça-feira, às 8h, no anfiteatro da Unigran, o I ciclo de oficinas aos professores das escolas municipais de Dourados. A palestra de abertura é com o professor doutor Valther Maestro, da Editora FTD, que vai falar sobre “O papel do educador e os desafios para o século XXI”.

''Seleção via Enem é mais inclusiva e democrática''

Recém-empossado, reitor da UFRJ defende o fim do vestibular e diz que exame unificado ajuda os mais carentes.

Carlos Antonio Levi, reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Reitor recém-empossado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Carlos Antonio Levi é um entusiasta do fim do vestibular. A prova de ingresso será abolida a partir deste ano e os alunos serão selecionados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a partir das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

domingo, 17 de julho de 2011

José do Patrocínio

17/07/2011


Com a ajuda muito empolgada dos estudantes, hoje começa a reestruturação e ambientalização dos espaços de aprendizagem do Colégio José do Patrocínio.


quarta-feira, 13 de julho de 2011

Inep estuda enviar cópia da redação do Enem para o aluno

Processo evitaria reclamações de alunos que alegam ter tirado nota zero mesmo tendo escrito a redação.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) estuda formas de enviar uma imagem escaneada das redações feitas pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) à casa dos estudantes que realizaram o exame. A imagem acompanharia a mesma carta que informa a nota obtida.

Reitores de instituições federais querem ajudar a organizar Enem

Presidente do Inep diz não poder transferir toda a responsabilidade, mas defende rede para que a prova seja acompanhada

Reitores de universidades federais desejam que suas instituições participem mais da organização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), até mesmo da logística que acompanha a aplicação da prova. A demanda foi feita durante a mesa-redonda “O Enem e os desafios para o acesso à universidade pública”, durante a 63.ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência, em Goiânia.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Com 5,4 mi de estudantes habilitados, Enem 2011 bate recorde

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) bateu recorde com 5,4 milhões de candidatos habilitados para fazer a prova. Mais de 6,2 milhões de estudantes fizeram a inscrição pela internet, mas o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) aguardava a confirmação do Banco do Brasil sobre a quantidade de inscrições cujas taxas foram efetivamente pagas.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

PALESTRA COM VALTER MAESTRO

No dia 06 de julho, os professores do Auxiliadora assistiram a uma palestra com Valter Mestro com o tema Educar no mundo atual: procedimentos, habilidades e competências.

Esse evento aconteceu em parceira com a Editora FTD e teve a participação de professores da Rede Municipal de Ensino.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Entenda como universidades federais utilizam o Enem

Com 9 mil vagas, a UFRJ supera a Federal do Ceará e será a universidade que mais selecionará alunos pelo Sisu.

A decisão da UFRJ de abolir o vestibular e usar só Enem escancarou as diferenças entre as principais universidades dos principais polos de ensino do País. A UFRJ anunciou que vai oferecer suas mais de 9 mil vagas exclusivamente pelo Enem, enquanto a USP, Unicamp e Unesp, continuam tendo vestibulares próprios. Apesar das principais universidades paulistas serem estaduais, a eficiência de um único exame nacional como forma de avaliação dos candidatos ainda é interpretada de modos diferentes pelas instituições.